quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Grandes projetos para o desenvolvimento de Touros ao longo dos anos não saíram do papel

 A grande pergunta é porque grandes empreendimentos são anunciados para o desenvolvimento de Touros e os projetos se dissolvem como o passar do tempo. Pelo montante de empreendimentos amplamente divulgados na mídia regional e nacional, a cidade de Touros já deveria contar com diversos resorts e empreendimento que levaria a “Esquina do Brasil” ao pleno desenvolvimento econômico e social, alavancando a criação de empregos e melhorando a renda do trabalhador tourense.
Vila Galé

O mais novo e mega empreendimento anunciado para Touros é o Vila Galé, que tem como principal foco a construção do resort que pretende gerar empregos e desenvolver a atividade turística no Rio Grande do Norte, com um investimento de R$ 100 milhões, a meta da grupo é entregar o empreendimento em 2017. O grupo já desenvolveu projetos semelhantes no Ceará, em Pernambuco e na Bahia. No Ceará são dois empreendimentos, um na Praia do Futuro e o outro na Vila do Cumbuco; em Salvador outros dois – Ondina e Guarajuba, e em Pernambuco o Vila Galé Eco Resort do Cabo de Santo Agostinho.  

Lagoa do Coelho

Lagoa do Coelho
Outros mega empreendimentos já foram anunciado mas com o passar do tempo diversos fatores fiz como que o planos fossem interrompidos tais como a Lagoa do Coelho Empreendimento, a lagoa receberia um resort cujo investimento anunciado era de R$ 2,4 bilhões, para a construção de 14 mil unidades, entre apartamentos e casas, além de campos de golfe, futebol e parque aquático com nada menos de 123 piscinas. O terreno chegou a ser desmatado por duas vezes. Não adiantou. O mato já tomou conta novamente e hoje, do outdoor localizado ao lado da porteira fechada, na entrada do terreno, só se consegue enxergar a palavra resort, quase apagada em meio à deterioração causada pelo tempo. O espanhol Nicolás Mateos foi preso em 2008, na Europa, por suspeitas de fraude, quando o empreendimento já havia sido vendido a outra empresa, sem sequer uma parede erguida.

Disney Brasileira

O consórcio formado por empresas espanholas, alemãs, árabes e brasileiras, representado pela espanhola Alondra, anunciaram em 2012 a construção primeiro parque temático de energias renováveis do mundo – projetado para o Rio Grande do Norte – ainda no ano de 2012.
Disney Brasileira

O projeto, que começou a ser elaborado há quatro anos e foi apresentado ao governo do estado, ao Ministério do Turismo, ao da Integração e ao de Minas e Energia, foi orçado em 3 bilhões de euros (cerca de 7,7 bilhões de reais). Ele contempla cinco parques temáticos, um centro comercial, 15 montanhas russas e sete resorts com capacidade para 35 mil pessoas. O complexo também funcionará como laboratório para novas tecnologias em energias renováveis. 

O consórcio esperava inaugurar a primeira parte do empreendimento - o equivalente a 40% do projeto - antes da Copa de 2014. Setenta por cento do projeto deve ser concluído até as Olimpíadas de 2016. Na época previsão do consórcio era o empreendimento está pronto em 2019.


O que a população de Touros espera que os projetos saiam dos papeis e as maquetes se transformem em uma agradável e esperançosa realidade, nos campos do empreendedorismo privado e político, para dias melhores.

Um comentário:

  1. esse projeto da lagoa do coelho será que vai sair muitas pessoas não acredita mais

    ResponderExcluir