domingo, 23 de agosto de 2015

Guajiru pode diminuir riscos de câncer, diz pesquisa da USP

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto (SP), descobriram que substâncias presentes no guajiru – fruto encontrado no litoral do Brasil e floresta amazônica pode diminuir os riscos de câncer. Segundo a pesquisa, feita em parceria com uma universidade do Texas, a fruta tem um efeito anti-inflamatório sobre a doença.
Popularmente, as folhas do guajiruzeiro são utilizadas para chás que ajudam na diminuição dos níveis de glicose no sangue. Já o fruto é conhecido no meio científico por possuir compostos químicos importantes para prevenção de doenças.
Os testes com o guajiru em células com ou sem tumores começaram há três anos e os pesquisadores observaram que as substâncias presentes no fruto reduziram os danos em moléculas de DNA. “Aqui no Brasil realizamos ensaios em ratos e verificamos a integridade do DNA desses animais e descobrimos que o fruto do guajizeiro diminui os danos induzidos”, afirmou o pesquisador Vinicius de Paula Venâncio, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão (FCFRP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário